As dálias são flores lindas, conhecidas por suas cores vibrantes e formas únicas para jardins e arranjos. Elas trazem memórias especiais de momentos e pessoas queridas. Muito amadas pelo Brasil, essas flores tornam qualquer arranjo ainda mais bonito.
Mas vamos ser realistas. As dálias têm uma durabilidade bem curta em água. Não tem jeito: a maioria delas fica boa por cerca de 3 dias só. Poucas variedades duram mais de 7 dias, e muitas duram um dia ou menos.
Porém, sou uma produtora rural de dálias raras e sei algumas coisas sobre destas flores desejadas. Vou te passar algumas dicas para que suas dálias possam durar mais tempo em água.
(E se você quiser saber como os pros arrasam nisso, deixei algumas DICAS PRO aqui embaixo!)

Lembre-se de que são sugestões, não regras. Cada pessoa tem seu próprio jeito de fazer, descoberto após experimentar coisas e ver o que funciona.
As dálias, mais do que outras flores, são bastante sensíveis a mudanças na água (se é da cidade ou do poço, os minerais, etc.), à hidratação das plantas no campo e às condições climáticas. Além disso, a época do ano também faz uma grande diferença, assim como outros fatores.
DICA PRO
Sinta-se à vontade para usar o índice para navegar. É só clicar na parte que mais lhe interessa e pronto!
Antes de plantar
Pode parecer estranho pensar na vida útil do vaso nessa etapa, mas é talvez o momento mais importante. Continue lendo!
Escolha a variedade certa
Nem todas as dálias duram o mesmo tempo devido à genética. Em geral, quanto maiores e mais elaboradas as pétalas, mais curta é a durabilidade em água. Variedades mais compactas, como pompons, costumam durar mais. Já as dálias grandes e chamativas, como a ‘Cafe au Lait’ e outras de tamanho dinnerplate, geralmente duram muito menos.
Então, se você quer que sua dália dure mais, escolha uma variedade criada para isso!
Aqui estão algumas dálias pompom que duram mais na água:
Na hora do corte
Se você estiver cortando flores das plantas, siga os passos desta seção para garantir que elas fiquem frescas. Se você cuidar bem delas nessa fase, vai fazer a diferença no vaso.
Faça o corte certo
Uma das melhores maneiras de fazer suas flores durarem mais é cortar na hora certa.
Quando cortar, então?


Outra maneira de obter flores que duram mais é cortar da forma certa.
Cortar os caules em um ângulo para obter a maior área de superfície para absorver água.
DICA PRO
Use tesouras feitas especificamente para flores. Tesouras de cozinha e de artesanato não são adequadas para a colheita. Além disso, as tesouras devem estar bem limpa e afiadas. Eu uso tesouras da Trapp (link de afiliado) e gosto muito delas. Tenho pelo menos cinco tesouras, caso eu perca uma.
DICA PRO
Corte bem baixo na planta, até onde o caule da flor se encontra com o caule principal. Isso vai ajudar os novos botões a terem caules mais longos, o que é melhor para arranjos. Em outras palavras, para obter hastes longas, você precisa cortar hastes longas! Não tenha medo!
Para mais dicas úteis e avisos sobre a disponibilidade de mudas, inscreva-se para meus e-mails
[fluentform id=”5″]
Dê a água certa
Imediatamente após cortar, coloque-as em um balde com água.
DICA PRO
Coloque-as em água quente, entre 70 e 80 graus Celsius, para ajudar a absorver água mais rápido. Adicione alimento para flores (veja abaixo).
DICA PRO
Deixe as dálias descansando no balde em um lugar fresco e meio escuro por umas 2 a 5 horas depois que saírem do jardim. Elas precisam dar uma esfriada e beber antes de você arrumá-las no vaso.


Em casa
Cuidar das dalias para que durem mais começa no momento em que você as traz para casa. Siga os passos abaixo para continuar prolongando a vida das suas flores.
Dê a água certa
Mais uma vez, é fundamental acertar a água para conservar suas flores. Água suja é a maior razão de as flores morrerem rapidinho.
Use um vaso super limpo para suas dalias. Vasos sujos fazem as bactérias crescerem rapidinho. Se você não beber dele, suas flores também não deveriam!
Nada é melhor do que um bom alimento para flores para fazer suas dalias durarem mais no vaso. Infelizmente, são poucos os conservantes florais de qualidade disponíveis no Brasil. Procure um em pó (link afiliado), e não líquido. Pegue alimento para flores cortadas, não adubo para plantas!
Coloque o alimento no vaso antes ou depois de adicionar a água. Confira as instruções da marca que você escolher e use como indicado.


➡ Então, por que eu falei pra você pegar alimento para flores em vez daquela dica popular de “basta colocar algumas gotas de água sanitária”?
Porque o alimento para flores tem um bactericida que mantém a água limpa e ainda alimenta suas dalias. Nem toda flor precisa disso, mas as dalias definitivamente precisam. A vida no vaso costuma aumentar em até 2 dias quando você usa alimento para flores.
➡ E por que eu não falei pra você usar uma receita caseira em vez de um produto comprado?
É porque o conservante floral comprovadamente funciona muito melhor do que os caseiros. Mas você pode experimentar esta receita caseira:
Agora é hora de colocar suas dalias no vaso com água e alimento para flores.
Corte os caules em um ângulo para melhorar a absorção de água.
Mantenha todas as folhas fora da água. Só os caules limpos devem ficar abaixo da linha d’água.
Você pode adicionar outras flores e folhagens agora, seguindo as mesmas dicas para manter a água limpa. Divirta-se com isso, experimente! O YouTube tem tantos ótimos vídeos para te inspirar e mostrar técnicas de arranjo de dalias, como este aqui com ervas.


Aqui estão ainda mais algumas dálias que duram melhor que outras na água:
Coloque no lugar certo
Após arranjar suas dálias, o próximo passo é decidir onde colocá-las. Considere a iluminação, a temperatura e a umidade do ambiente.
Mantenha as flores longe do sol direto e em um lugar fresquinho. Elas precisam de calor e luz enquanto estão crescendo, mas depois de cortadas, isso só faz com que murchem mais rápido.
Evite deixar as flores perto de frutas maduras. O gás etileno das frutas faz com que as flores “amadureçam” e morram mais rápido. Se você costuma deixar bananas e abacates na bancada, a cozinha pode não ser o melhor lugar para suas flores.
Troque a água a cada 2-3 dias ou sempre que precisar, e corte uma polegada do caule toda vez que fizer isso (mas não mais de uma vez por dia!).


Quando algumas flores murcharem, é só removê-las do buquê e aproveitar as que ainda estão bonitas.
Para mais dicas úteis e avisos sobre a disponibilidade de mudas, inscreva-se para meus e-mails
[fluentform id=”5″]


Gostou deste guia sobre como fazer a dália durar na água? Clique na imagem para salvar no seu Pinterest e não perder nenhuma dica, além de compartilhar com seus amigos.